12 de maio de 2017

invisíveis, imaginárias

Peter O.ô Sagae


Existe a ideia corrente de que uma ilustração nasce, muitas vezes, em socorro ao texto verbal para iluminar seus sentidos. Até aí tudo bem... mas seria possível uma imagem esclarecer ou ampliar os significados de outro texto visual, já existente? Pois uma dupla brincadeira oferece a artista gráfica Gabriela Gil com suas CIDADES IMAGINÁRIAS (2016), um fotozine criado a partir de duas linguagens/intervenções...




As imagens acima encontram-se disponíveis no portfolio online de Gabriela Gil, uma das meninas do vlog . lagarta listrada . e você pode deter-se em cada um dos doze postais pelo tempo que for necessário para ver surgir (em sua mente) uma história, a partir da cena que observamos. Fotografia e desenho dobram-se ao princípio de montagem/estranhamento. São binômios potenciais.

A razão nos indica os lugares que a artista visitou e registrou em preto e luz e qualquer um de nós poderia percorrer: um parque, um recanto na praia, uma paisagem dentre prédios etc. A intervenção, à primeira vista, está no desenho em cores que justapõe ora um pássaro gigante, ora um unicórnio, à frente ou atrás de árvores; num casal de patos preparados para o banho correndo em um píer, numa sereia que acabou de mergulhar no remanso do mar. Então, embaralhando e desembaralhando os cartões, descobrimos um pequeno barco a velas azuis e amarelas atracado/navegando num braço de rio, água, lago à sombra de árvores... somos obrigados a buscar os links que entretecem uma nova narrativa.

Entre os diversos lugares, entre as diversas possibilidades, eu cá deslizo os pensamentos como um trem ou um urso sobre patins! E fico a perguntar, são realmente os desenhos que intervém na fotografia ou seriam estes cenários que dão movimento aos personagens e seus veículos retirados do repertório de livros e filmes da sessão da tarde?


Pois é isto: perguntas e imagens todas juntas podem acordar narrativas. Como um jogo, tão ao gosto das combinatórias que fizeram a felicidade de italianos inquietos, como Rodari, Calvino, Montanari...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...