26 de setembro de 2016

enquanto está de boca aberta

peter O.ô sagae


Enquanto está de boca aberta é óbvio que... O LOBO NÃO MORDE! E você que é um leitor espertalhão nem precisa abrir o livro para saber o final da história. Porém, o que aprontam esses porquinhos ainda não estava escrito! Nem ilustrado! É preciso ver sem demora o que fazem esses três com um pobre lobo... diante do respeitável público de pequenos leitores. #emilygravett (2011) #editoracaramelo (2013) trad. Mila Dezan #literaturainfantil


Nas páginas-de-guarda, já começa a narrativa! A autora britânica Emily Gravet trabalhou por bons dois anos neste livro e o resultado inequívoco está na precisão e no frescor de cada movimento e das reações dos personagens.



A capacidade expressiva de cada porquinho vai percorrendo uma variada gama de sentimentos, como alegria, júbilo, despreocupação, orgulho, gabarolices... É notável que os três, unidos na brincadeira de capturar o lobo e colocá-lo no picadeiro debaixo do estalo do chicote, logo entram em uma competição entre si – o que se costuma chamar de “rivalidade fraternal”.

Talvez seja esse o ingrediente que faz a narrativa caminhar num clima de tensão crescente... Os porquinhos, afinal, vão inflando o próprio ego e ficando cada vez mais ousados nos números que desejam impor ao lobo selvagem!




Este é um livro ilustrado encenado, isto é, os personagens são desenhados sempre inteiros e passeiam pela página branca. Também eles falam livremente, como atores em um palco. Não é preciso qualquer cenário, um bom figurino e uma boa quantidade de objetos permitem a ação acontecer...


A estrutura narrativa é a lengalenga. Primeiro, o irmão mais velho faz o lobo se equilibrar em um banquinho. Depois, a irmã enfeita o lobo com um laço imenso. Por fim, o terceiro deseja montá-lo como um cavalo, pois O LOBO NÃO MORDE! É o título que serve de bordão e lá vão os três, trocando de posição e forçando a barra até que... confiantes demais, afirmam: podemos inclusive por a cabeça entre seus dentes afiados, porque lobo não... MORDE???



P.S. As ilustrações nessa postagem foram retiradas de variadas fontes, a partir da edição original publicada por Macmillan Children's Book, do Reino Unido (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...