21 de julho de 2016

Próximo!

Julho Amarelo 4 Peter O.ô Sagae


Nem todos os livros para crianças precisam ser fofos* ou demasiadamente instrutivos... BOM DIA, DOUTOR, da dupla Michaël Escoffier e Matthieu Maudet (2010), é um livro encenado com recursos de HQ. Na sala de espera, os pacientes, um a um, vão... sumindo! Um coelho com dor de ouvidos, um jacaré com dor de dente? Todos os seis personagens esperam o médico abrir a porta e chamar. Próximo! Mas algo saborosamente sórdido acontece... #edicoessm (2015) #michaelescoffier #matthieumaudet #literaturainfantil #humor trad. graziela r. s. costa pinto


A narrativa é uma anedota para leitores de 18 meses a três anos que, mesmo informalmente, poderão realizar diversas atividades de epilinguagem. Obedecendo a lógica e a estrutura fácil da narração oral, aqui se vê um balão de fala, logo adiante uma onomatopeia. PAF! Visual e verbal articulam situações comunicativas padrões, como o chamado na sala de espera, a queixa de cada paciente, o diagnóstico e a prescrição do médico. Porém tudo com humor que agrada também leitores mais experientes.




O jogo é ampliado pelo ritmo da ilustração. Afinal, pedir às crianças que digam e descrevam os seis personagens, criem hipóteses por quê motivos foram eles ao consultório e... qual o acontecimento estranho e misterioso que faz o número de pacientes diminuir mais rapidamente que os atendimentos? Quem será (se você já adivinhou) a próxima vítima?


P.S. Por que o elefante foi ao médico? Não, esse não é o motivo central da trama, nem da piada. Para completar uma resenha deveria eu contar que um desses personagens está... CHOMP-chomp-CHOMP, deixa pra lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...