14 de julho de 2009

E um ri-no-ce-ron-te... dobrado?


Hermes Bernardi Jr.
il. Guto Lins

E um rinoceronte dobrado
Projeto, 2008

ISBN 9788585500696
25 x 25 cm 28p.


Mais do que guardar brinquedos, uma caixa de sapatos guarda brincadeiras e badulaques, todo um tesouro que é um verdadeiro mundo. Para qualquer criança. Numa caixa de sapatos, cabem objetos concretos, pedaços de objetos e também muita imaginação — e, lá no futuro, tais pedacinhos de sonho nos ajudarão a compor valiosas lembranças. Assim, mais do que guardar poesia num livro, Hermes Bernardi Jr. guarda a fantasia do própria infância em seu poema.

O que eu colocaria numa caixa de sapatos? é a pergunta que se faz o poeta, antes de abrir uma enumeração de elementos vários e díspares: um macaco de patins, trinta e sete quindins, a dentadura de uma tia, uma radiografia, todos os sabores de picolé... É esta flutuação, entre elementos grandes e pequenos, leves e pesados, que permite encontrar

na caixa de Hermes um cílio e um trilho, lado a lado, ao que é assim e o que é assado, pensamentos embalados em mel... E um rinoceronte dobrado!

Enquanto os trecos reais e imaginários guardados numa caixa de sapato são piruetas poéticas, como diz o autor, permitindo o livre mergulho num tempo sem cronologia definida, o trabalho de ilustração contrariamente impõe a precisão de imagens presas na embalagem da cultura popular e midiática do último século. São lembranças particulares de Guto Lins que abriu suas próprias caixas de referências, lá encontrando brinquedos, anúncios e motivos decorativos para combiná-los com desenhos e grafismo de cores num pop-arte retrô para crianças.

E em sua caixa de sapatos o que você colocaria? é o convite que fica para o leitor pensar os tesouros que deseja guardar consigo e carregar vida afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...